Dia das Bruxas – Halloween

O Halloween é celebrado todos os anos no dia 31 de outubro e “segundo os historiadores, é um costume que teve origem numa tradição celta, o Samhain (fim do verão). A festa começava no dia 31 de outubro e durava três dias. Nesse dia o povo acreditava que havia maior proximidade entre mortos e vivos. Os espíritos voltavam a casa para pedir comida, pelo que os familiares deixavam alimentos à porta.”

“Em 1845, a tradição viajou da Irlanda para a América do Norte, na sequência da Grande Fome. Nessa altura terá surgido a tradição moderna de trick-or-treat (doce ou travessura), que depois foi exportada para vários países. Em Portugal já existia há vários séculos o “pedido de pão por Deus“, que ainda resiste em algumas zonas mais rurais. Grupos de crianças saem à rua no dia 1 de novembro e vão bater às portas e pedir bolos e dinheiro. Um costume que está relacionado com a tradição popular portuguesa de dar bolos secos a quem ajudou nas colheitas.”

“A palavra Halloween, cujo primeiro registo data de cerca de 1745, deriva da contração do termo “Hallo-Hellu”, escocês, que designa a “véspera do Dia de Todos os Santos”. Mas a sua origem remonta a um período muito mais recuado na História, misturando-se nela a cultura pagã e a tradição Católica. Halloween, em inglês, é a abreviatura de “All hallow’s eve” – a noite de todos os santos.”

“O primeiro contacto com o Halloween, que há alguns anos surgia com a disciplina de Inglês, “hoje surge muito mais cedo, logo no pré-escolar”. E o facto de estarmos mais recetivos à informação, à facilidade em perceber o que está a acontecer noutras partes do mundo, faz que as tradições que antes tinham um cariz local passem a assumir uma perspetiva global. É por isso que vários eventos foram incorporados na cultura portuguesa.”

Fonte: https://www.dn.pt/sociedade/muitos-festejam-o-halloween-mas-poucos-sabem-a-historia-8884080.html

A APEDEM em conjunto com a comunidade escolar, professoras, funcionárias e pais, contribuíram para a celebração deste dia, atribuindo a cada turma um tema relacionado com o Dia das Bruxas (1º ano – bruxas, 2º ano – abóboras, 2º ano – vassoura e 4º ano – morcegos). Ao longo desta semana os alunos foram trazendo os seus trabalhos, que foram expostos nas respetivas salas e outros espaços da escola, incluindo o exterior.

A APEDEM ofereceu também um bolo (alusivo ao tema), confecionado pela Filipa Lopes, para os alunos partilharem no lanche da manhã.

Fica o registo fotográfico de alguns trabalhos…Muitos parabéns aos nossos alunos e pais. Obrigada.

Votos de um feliz Dia das Bruxas…e cuidado com as travessuras…

1 thoughts on “Dia das Bruxas – Halloween

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.